GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Segundo o Tribunal de Contas da União – TCU, em definição do Exmo. Sr. Ministro Aroldo Cedraz, governança de TI é: “… o conjunto estruturado de políticas, normas, métodos e procedimentos destinados a permitir à alta administração e aos executivos o planejamento, a direção e o controle da utilização atual e futura de tecnologia da informação, de modo a assegurar, a um nível aceitável de risco, eficiente utilização de recursos, apoio aos processos da organização e alinhamento estratégico com objetivos desta última, Seu objetivo, pois, e garantir que o uso da TI agregue valor ao negócio da organização”.

Buscando sempre auxiliar seus clientes no atendimento aos constantes desafios de gerenciamento e busca da efetividade do planejamento e implantação de ações voltadas à excelência dos serviços de tecnologia da informação, a EVERY TI, disponibiliza serviços específicos segregados de acordo com os direcionamentos dos órgãos de controle da Administração Pública Federal e também com os padrões orientativos mundiais como COBIT (Control Objectives for Information and related Technology) mantido pelo ISACA (Information System Audit and Control Association) uma associação internacional que hoje é reconhecidamente como uma das mais respeitadas fontes de padrões para tecnologia da informação no mundo.

O conjunto de serviços aqui apresentados estão divididos, assim como na vertical segurança da informação e comunicações, em tarefas que podem ser combinadas nas mais diferentes formas, permitindo a composição de projetos sempre adequados às necessidades de nossos clientes.

Todos os serviços têm sua duração e escopo sugeridos de acordo com projetos anteriormente executados pela EVERY TI sendo sua duração e esforço em horas uma sugestão que poderá ser ajustada de acordo com a realidade de cada cliente.

Vertical:

Governança em Tecnologia da Informação – TI

Serviço:

COBIT

Descrição: Conjunto de atividades voltadas ao estabelecimento do nível de atendimento ao estabelecido pelo guia de boas práticas de ISACA/COBIT visando a melhoria e aumento maturidade dos processos de controle e governança e gestão de tecnologia da informação.
  Detalhamento
Tarefas: Realização de Gap Analysis Cobit 5 (área de tecnologia da informação) – por domínio
Realização de análise de maturidade Cobit 5 (área de tecnologia da informação) – por domínio
Vertical:

Governança em Tecnologia da Informação – TI

Serviço:

Mapeamento de Processos

Descrição: Atividade que tem como objetivo identificar como as informações são recebidas e tratadas pelas diversas áreas e processo da organização e que tem a finalidade de ajudar a melhorar
os processos existentes ou de implantar uma nova estrutura voltada para processos.
  Detalhamento
Tarefas: Identificação do processo atual (modelagem AS IS) – 1 macroprocesso com até 4 macro atividades
Análise e proposição de melhorias do processo (modelagem TO BE) – 1 macroprocesso podendo ser combinado com análise de riscos e proposição de controles – limitado a até 4 macro atividades
Vertical:

Governança em Tecnologia da Informação – TI

Serviço:

Planos Diretores

Descrição: O Plano Diretor caracteriza um conjunto de diretrizes e regras que tem como foco orientar e dar notoriedade as ações necessárias para que os objetivos da organização possam ser atingidos.
  Detalhamento
Tarefas: Mapeamento da situação atual e revisão dos últimos planos diretores (Plano Estratégico Institucional e Plano Diretor de TI do ciclo anterior)
Desenvolvimento do Plano Diretor de Tecnologia da Informação
Desenvolvimento do Plano Diretor de Segurança da Informação e Comunicações
Vertical:

Governança em Tecnologia da Informação – TI

Serviço:

Análise de Conformidade Padrões do Governo Eletrônico

Descrição: A Análise de Conformidade tem por objetivo identificar se os esforços e padrões adotados pela organização estão apontadas na direção correta no sentido de se manter aderente aos requisitos adotados pelo Governo Federal no que diz respeito aos padrões E-MAG, E-PING e PDA (Plano de Dados Abertos).
  Detalhamento
Tarefas: Realização de análise de sistemas web de acordo com os padrões E-MAG, e-PING e PDA (relatório de achados e recomendações) 1 sistema
Vertical:

Governança em Tecnologia da Informação – TI

Serviço:

Metodologia de Desenvolvimento de Software

Descrição: A elaboração de uma metodologia de desenvolvimento de softwares prevê, dentre outras especificações, a definição clara e direta das boas práticas a serem adotadas pela organização incluindo procedimentos e métodos necessários para padronização do processo de especificação, desenvolvimento, entrega e manutenção de um sistema de informação ou software desenvolvido. Para o desenvolvimento de metodologias utilizamos normas nacionais e internacionais, identificando as melhores opções adequadas a cada um de nossos clientes.
  Detalhamento

Tarefas:

Análise das práticas e cultura de desenvolvimento de sistemas na organização
Elaboração da metodologia e desenvolvimento de software
Revisão ou adaptação de metodologia de desenvolvimento de software existente
  • Outros Idiomas

    • pt-br
    • en
    • es
© 2018 Every TI
Todos os Direitos Reservados.